GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Abertura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


"É mais fácil fazer notícias do que explicar como se faz"
(Nilson Lage)


Olá, seja bem-vindo.

Este é um guia para ser utilizado na produção de radiojornalismo na web.

O rádio é a transmissão sonora no tempo real da vida do ouvinte. (Meditsch)

É transmissão sonora, mas pode vir acompanhada de textos e imagens na web. Porém, esses dois últimos elementos não são necessariamente obrigatórios para a compreensão, porque rádio é, antes de tudo, som. (Prata)

O rádio com existência apenas na internet e que pode ser acessado através de uma URL (endereço na internet) é webradio. (Prata)

Radiojornalismo é a transmissão instantânea e resumida das notícias com as características do rádio, como instantaneidade, universalidade, atualidade e apelo direto. (Bahia)

Notícia é o relato de uma série de fatos a partir do mais importante e, deste, do aspecto mais interessante. (Lage)

A finalidade do radiojornalismo é atualizar seu público por meio da divulgação, do acompanhamento e da análise dos fatos. (Barbosa Filho)

Na web, o rádio agrega novos recursos à mensagem radiofônica. Agora, não há mais ouvintes apenas. Há usuários interativos. (Prata)

Há outras definições também para o usuário que acessa a webradio: ouvinte-internauta, internauta-ouvinte, ciberouvinte, webradionauta.

Webradiojornalismo significa associar a prática do radiojornalismo às características da web, considerando sua multimidialidade.

Mas, na essência, o jornalismo é sempre jornalismo. Possui dimensões éticas e técnicas que permanecem, não importa o meio em que seja praticado. (Barbeiro e Lima)

Ser uma ferramenta, um facilitador para o exercício do radiojornalismo no ambiente online é o propósito deste material.




Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM