GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Edição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Cada programa deve ter um formato. Um exemplo para formatá-lo é o do relógio, que estabelece faixas para cada assunto ou área de informação.

Veja o relógio.(Exemplo da Band News FM, in Prado)

A programação deve levar em consideração o público que ouve o produto radiojornalístico.

É preciso dar atenção aos "ganchos". Eles podem introduzir a matéria seguinte.

Manter a curiosidade do público é uma estratégia. Sempre deve haver uma atração a ser aguardada.

É o editor quem avalia a ordem de apresentação das matérias. (Mcleish)

Editar uma reportagem leva o jornalista a decidir o que será publicado e o que vai para o lixo. Por isso, deve-se ter o máximo de cuidado ao fazê-lo, para que o trecho escolhido esteja de acordo com o pensamento do entrevistado, sob o risco de se cometer falha grave. (Jung)

As matérias não devem ser consideradas isoladamente. "Uma matéria muito comovente é seguida de algo que inspire beleza e encanto; um quadro tremendamente engraçado é complementado por uma situação séria ou triste [...] É o contraste que estabelece entre si e a habilidade do apresentador que fazem com que uma realce a outra, para que o efeito global seja melhor do que a soma das partes". (Mcleish)

"Um detalhe importante na montagem de um noticiário é a necessidade de estar atento à associação involuntária e possivelmente infeliz entre as matérias. Poderia parecer por demais insensível mostrar logo após uma matéria sobre assassinato uma reportagem sobre "um novo negócio para os açougueiros".(Mcleish)

Durante o programa, tanto quanto possível, anunciam-se frases como "mais notícias sobre esse assunto no final do programa".(Mcleish)

Os sons incluídos no programa não devem afetar a credibilidade da notícia.




Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM