GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Escrever e falar na internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A internet abre possibilidades que o rádio propagado
por ondas eletromagnéticas jamais nos ofereceu" (Jung)


Apesar do texto ou fala ser para a internet, teoricamente um ambiente mais livre, sempre cuidar da correção. As palavras devem ser escritas e pronunciadas corretamente. O usuário ou ouvinte tem que compreender a mensagem.

O redator de rádio deve sempre se lembrar que escreve um texto que será falado. Então, antes de passar para o locutor, deve lê-lo em voz alta para descobrir se precisa ser corrigido ou melhorado.

Vale o de sempre: texto curto, ordem direta, palavras simples. Evitar palavras complicadas ou termos técnicos, exceção quando a mensagem se destinar a um público especializado. Para o público médio, explicar os termos técnicos.

Usar as características e recursos do ambiente online: na tela do monitor, a velocidade de leitura é menor, não precisa ser linear e há o recurso do hiperlink.

Não usar mais palavras do que o necessário para dizer algo e seja específico quando explicar algo.

Sempre que for introduzir um assunto, no caso do texto falado ao vivo, convém fazer uma breve suite para situar o ouvinte. Lembre-se que naquele momento não dá para ele voltar e saber do que se trata, a não ser que interrompa o áudio.

Mesmo na internet, deve haver especial preocupação em manter o usuário interessado. Por isso, um texto deve ser atrativo, claro e inteligente. Não diga coisas óbvias.






Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM