GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Funções no Radiojornalismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"As redações encolheram, mas não foi apenas no rádio.

As funções se multiplicaram e os profissionais se tornaram polivalentes. Ninguém é mais redator, apenas. Ou editor. Ou produtor. Ou repórter. Ou âncora. Todos fazem de tudo. E farão muito mais daqui para a frente." (Jung)


Pauteiro: é o jornalista que seleciona assuntos que poderão gerar reportagens. Recebe o material de divulgação de acontecimentos (releases, por exemplo) e sugere reportagens ou entrevistas.

Mais detalhes sobre o trabalho do pauteiro.

Chefe de Reportagem: é quem determina quais assuntos serão cobertos pela equipe de reportagem. Dá suporte aos repórteres e faz uma ponte entre estes e o editor. De preferência, é o primeiro que chega e o último que sai no trabalho de realizar o produto radiojornalístico.

Repórter: é quem se desloca até o local do acontecimento ou apura as informações através das fontes. Grava entrevistas, anota dados e depoimentos e elabora a notícia. Falar bem, com clareza, ser criativo e ter boa capacidade de improviso são requisitos necessários para exercer a tarefa.

Saiba mais sobre a função do repórter.

Redator: escreve os textos que serão divulgados. Podem ser especializados em áreas distintas como política, economia, esportes, saúde, educação, policial, etc.

Locutor Noticiarista: Limita-se à leitura do noticiário.

Veja mais sobre o locutor.

Locutor Apresentador: Não segue obrigatoriamente o script. Tem a liberdade de fazer improvisos.

Dicas sobre postura do locutor e prática de locução.

Âncora: Além de apresentar, comenta a notícia.

Segundo Jung, o público fiel enxerga no âncora ou comunicador o companheiro, o amigo, o conselheiro que diariamente conversa com ele "ao pé do ouvido". Isso devido à característica de proximidade do rádio.

Jung também diz que o âncora é um "repórter privilegiado, porque tem a chance de dar personalidade ao programa, a partir da discussão da pauta e da decisão sobre a maneira de abordar os temas".

Setorista: É o jornalista que trabalha num local fixo. Exemplos: clubes esportivos, polícia, hospitais, órgãos políticos.

Enviado especial: Designado para determinada cobertura fora de sua área de atuação habitual.

Comentarista: É um especialista que comenta sobre os fatos, normalmente numa área específica: política, economia.

Produtor: Elabora a programação da emissora, cuida de preparar e acompanhar a execução dos produtos que serão realizados. Também pode fazer a ronda

Editor: Seleciona, revisa e monta as matérias de sua editoria. Estabelece o tempo que caberá a cada matéria.

Editor-chefe: coordena os demais editores e se responsabiliza pela linha editorial adotada pelo produto jornalístico.

Saiba mais sobre o trabalho de edição.

Rádio-escuta: Sua função é ouvir outras emissoras para saber o que elas estão noticiando.

Correspondente: É o jornalista que se estabelece numa determinada região geográfica e cobre os mais diferentes acontecimentos. Mais sobre o trabalho dos correspondentes.



Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM