GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Na hora de falar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


"O ouvinte acredita no que você fala, portanto seja claro, lógico, consciente, razoável e responsável em tudo aquilo que disser" (Cyro César)


Recorra ao banco de pronúncias. Havendo dúvida com relação à pronúncia, antes do programa, o apresentador/locutor pode ouvi-la para saber qual é a forma correta. Persistindo dúvidas, se houver tempo, consultar outras fontes. Se não houver, verificar a possibilidade de substituir a palavra, termo ou mesmo encontrar uma forma alternativa de mencionar o nome. Em último caso, se indispensável, pronunciar da maneira que entende correta e comunicar ao ouvinte sobre a dúvida com relação à pronúncia.

A compreensão da mensagem, no rádio, tem que ser imediata e não se pode dar margem a ambiguidades. A mensagem não pode ser confusa.

Evite ao máximo usar adjetivos, a não ser que você seja um comentarista especializado no assunto. Os fatos devem falar por si mesmos.

Rótulos relativos à etnia, religião ou preferências políticas devem ser usados com cuidado, de preferência com seu significado literal.

Lembre-se que o rádio possui recursos para criar imagens na mente do ouvinte. 1) As palavras empregadas descreverão visualmente a cena; 2) A velocidade e o estilo da transmissão enfatizam o tom emocional do evento; 3) Microfones adicionais de "efeito" reforçarão a ação ou a reação do público.

Aprenda a ouvir bem, pois quem ouve bem fala melhor.

Fale de maneira natural.




Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM