GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Produtos radiojornalísticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flash: é a divulgação de um acontecimento importante, imediatamente. Não faz parte de nenhum programa específico, pode participar em qualquer deles , interrompe a qualquer momento. O tempo é curto, apenas informa que o fato está ocorrendo, sem pormenores. Não precisa nem do lead.

Ouça um exemplo de FLASH

Edição Extraordinária: normalmente é mais longa que o flash. A notícia é apresentada com mais pormenores. Também se refere a acontecimentos importantes cuja divulgação é oportuna e, como o flash, interrompe qualquer programa. Permanece no ar enquanto houver novidade.

Acompanhe uma EDIÇÃO EXTRAORDIÁRIA

Boletim: é o noticiário apresentado com horário e duração pré-determinados, geralmente de dois até cinco minutos. Possui característica musical de abertura e de encerramento, tem
script e as notícias podem ser locais, nacionais ou internacionais. Sua finalidade é manter o ouvinte informado sobre os acontecimentos mais recentes.

Ouça um BOLETIM

Radiojornal: É um noticiário mais amplo, com informações mais detalhadas dos fatos, reunindo reportagens, entrevistas e comentários. Normalmente é estruturado em editorias, tem periodicidade e sua função é atualizar o último período informativo, entre uma emissão e outra.

Exemplo de RÁDIO JORNAL

Informativo especial: é um noticiário voltado a apenas um campo de atividade, com informações que interessam àquele setor especificamente. Os noticiários esportivos são um exemplo. Pode ser diário ou não e tem horário pré-determinado. Quanto à duração, assemelha-se ao radiojornal.

Ouça um INFORMATIVO ESPECIAL

Entrevistas: uma das principais fontes para fornecer informações, revelam novos conhecimentos, esclarecem fatos e marcam opiniões. Transmitem emoção, tanto por parte do entrevistado - que naturalmente deve ser alguém que tem algo importante a dizer - como do entrevistador. Podem ser gravadas ou ao vivo.

Exemplo de ENTREVISTA

Documentário jornalístico: analisa um tema específico. É produzido de forma mais elaborada, com pesquisa, roteirização, textos e sons. Ouve quem tem algo a dizer e sua função é aprofundar determinado assunto que seja de importância e atualidade ou que possua interesse histórico.

Acompanhe um DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO

Mesas-redondas ou debates: programas em que os participantes apresentam e discutem ideias. São frequentes na área esportiva ou política. Podem ter um ou mais apresentadores e convidados que são conhecedores do assunto tratado.

Ouça trecho de um DEBATE





Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM