GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Reportagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A reportagem consegue ampliar o caráter minimalista do jornalismo e oportunizar aos ouvintes, leitores, telespectadores ou internautas uma noção mais aprofundada a respeito do fato narrado". (Barbosa Filho)

"É preciso ficar claro que todo jornalista faz reportagem. Na produção, ao levantar dados para uma entrevista. Na pauta, ao buscar informações para montar um roteiro. Na escuta, ao fazer o rastreamento do que acontece no dia. A qualquer momento, em edição extraordinária. Esteja em serviço ou não, o jornalista tem de estar atento para os fatos que, potencialmente, são notícia e podem interessar ao público". (Jung)


A reportagem é a essência do jornalismo. O jornalista pode ocupar funções específicas, mas ser repórter é a base da atividade.

Por isso, é importante ter uma boa equipe, composta por repórteres de ambos os sexos, com conhecimento abrangente das áreas que cobrem e possuidores de boa cultura geral.

O chefe de reportagem precisa ter visão de conjunto para distribuir as equipes de forma produtiva, otimizando a cobertura.

O jornalista deve buscar formação contínua e permanente atualização. O repórter precisa se equipar para fazer seu trabalho. Mas, se estiver diante da notícia, deve utilizar os recursos que dispuser para informar o usuário/ouvinte. O improviso, a criatividade e a superação são características do rádio que permanecem ao longo do tempo.

Sempre testar os equipamentos, verificá-los com antecedência. Pense como um aviador que, antes de voar, ocupa mais tempo checando o avião do que durante o voo. Porque o avião não pode cair.

A reportagem deve sempre iniciar com um fato novo, mesmo que o assunto seja amplamente conhecido.

Modelo de Reportagem.




Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM