GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

O script do radiojornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Script: Texto completo ou inserção de um programa
a partir do qual é feita a transmissão (Mcleish)


É o texto elaborado (Ortriwano)


O texto escrito que será lido tem uma sequência. O tempo disponível do radiojornal (que pode variar entre meia hora e duas horas e meia) será dividido em blocos.

Pode ter um apresentador ou mais ou, ainda, um âncora. Geralmente também possui comentaristas especializados em cada editoria.

A função do radiojornal é cobrir o último período informativo, ou seja, o espaço de tempo entre uma emissão e outra. Tem abertura e encerramento e utiliza todos os recursos de sonoplastia.

Cabe ao editor fazer o balanceamento da distribuição dos assuntos durante o radiojornal.

Os scripts estão cada vez mais simples. A fonte deve ser limpa e de tamanho razoável para que o locutor-leitor possa vê-la com clareza (usar corpo da fonte de tamanho 12 para cima) e destacar as sonoras ou backgrounds.

O texto da cabeça das matérias deve introduzir o assunto e não repetir o que o repórter falará. Se houver nota-pé ela deve esclarecer ou adicionar infor
mações.

Cada radiojornal tem o seu perfil e deve manter o padrão. Geralmente se inicia com a escalada, ou seja, a leitura das manchetes, e tem chamadas interblocos. No final, há possibilidade de se mencionar as notícias que foram destaque naquela edição.

No script, o tempo de cada matéria deve ser meticulosamente calculado, para caber no espaço disponível para a edição do radiojornal. Esse papel é do editor.

Só se deve repetir frases de outras pessoas no texto falado se isso for absolutamente indispensável e esclarecendo devidamente a circunstância. O ouvinte pode não identificar de quem é aquela opinião (Seria do locutor?)

"O programa de rádio tem de ter agilidade para mudar de assunto sempre que os acontecimentos assim o exigirem. Não se pode deixar para depois a notícia que se tem agora". (Jung)


O radiojornal não se esgota com seu início. O rádio é ágil e na internet isso não é diferente.

Durante a apresentação podem ser incluídas informações atuais. Isso significa que algo saírá do roteiro inicialmente previsto. Caberá ao editor fazer essa escolha.

O script e a gravação do radiojornal deverão ser mantidos em arquivo pelo tempo que a lei exige. Atualmente (2010), se a rádio tiver a potência de até 1000 watts esse prazo é de 20 dias e, se de capacidade superior, 30 dias.

Mas, na webradio, normalmente esse arquivo poderá ser recuperado após longo período, dada a capacidade de armazenamento dos equipamentos atuais.

Importante destacar a ficha técnica do radiojornal, tanto no momento da transmissão quanto no site da webradio.

Veja aqui um espelho.





Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM