GUIA PRÁTICO WEB RÁDIO FACOPP (WRF)
___________________________________________________________________________________

Termos usados em Radiojornalismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Âncora: é o locutor que, além de apresentar a notícia, tece comentários sobre o assunto. Barriga: informação publicada e que não é verídica, uma "mancada".

BG ou Background: efeitos ou acompanhamento de fundo.
Também podem ser chamados de cortina.

"Break": intervalo comercial entre um bloco e outro do produto radiojornalístico.

Cabeça: é o texto que serve para chamar uma reportagem e que apresenta o assunto ao ouvinte. Não deve ser muito extenso.

Cacófatos: termos desagradáveis formados pela união das sílabas finais da palavra que termina com as sílabas iniciais da palavra que começa. Ex: "nunca ganha", "por cada", "da nação".

Chamada interblocos: é o destaque anunciado pelo locutor para o próximo (ou próximos) bloco (s). Seu objetivo é anunciar as notícias que vêm depois do intervalo.

Decupagem: é a transcrição do material gravado. Deixa: é a última ou as últimas palavras de uma sonora, às quais o locutor deve estar atento para retomar a locução/apresentação.

Escalada: é a leitura do conjunto de títulos em destaque (manchetes) na abertura do radiojornal ou boletim.

Espelho: é o esqueleto do programa, o roteiro a ser seguido, com a ordem das matérias e intervalos, delimitando o tempo de cada tópico.

Furo: é a notícia em primeira-mão, exclusiva.

Girafas: são os pedestais metálicos que sustentam os microfones, reguláveis na altura e na distância.

Material bruto: é o conteúdo na íntegra de uma coleta de dados (pode ser uma gravação, uma série de anotações) antes de ser editado.

Microfonia
: ruído provocado pelo retorno do som dos alto-falantes no microfone aberto.

Nota-pé: após a matéria apresentada pelo repórter, o locutor ainda se refere ao assunto da reportagem para complementar ou acrescentar informações a respeito.

Piloto: proposta de programa, realização de um teste para se verificar a viabilidade a aceitação de uma ideia.

Release: meio através do qual são divulgadas informações ou opiniões acerca de fatos, produtos ou eventos. Há vários tipos e se destinam a diversas finalidades, destacando-se os impressos, eletrônicos ou em forma de áudio ou vídeo .

Retranca: São as palavras ou termos que identificam a reprotagem.

Ronda : é o trabalho efetuado pelo profissional de jornalismo ao manter contato periódico com as fontes corriqueiras de notícias (polícia, hospitais, funerárias, entidades, etc)

Script: texto completo, elaborado para ser lido/apresentado num programa. Contribui para organizar o conteúdo e o tempo, de forma ordenada.

Sonora: é o trecho gravado com um entrevistado e que será editado para fazer parte do produto jornalístico.

Suíte: breve resumo dos acontecimentos anteriores, relacionados ao fato que se vai comentar/noticiar.

Teaser: pequeno trecho de entrevista, destacado para servir como chamada no início de um produto radiojornalístico ou durante a programação.

Testemunhal: é o anúncio publicitário no qual o apresentador fala do anunciante, da marca ou do produto, destacando seus aspectos positivos.

Vinheta: é uma gravação que pode se constituir somente de música ou de texto e música. Serve para referir um assunto ou uma mensagem.






Web Rádio Facopp - ©2010 - Desenvolvido por PB.COM